Resenha: O segredo de Jasper Jones

14:13:00



Faz um tempão que quero resenhar esse livro, mas sempre acabava esquecendo. É simplesmente um dos livros mais incríveis que já li!

Eu estava procurando alguns livros para comprar no Submarino, e encontrei ele por acaso, por apenas 5 reais. Como estava muito barato, e pela sinopse parecia ser legal, acabei comprando, mas sinceramente não estava botando muita fé, até porque o personagem principal tem treze anos, então achei que seria uma estória um tanto bobinha.

O nome do personagem é Charlie Bucktin, um dos garotos mais inteligentes de sua idade que já vi. Na realidade, acho que o autor poderia tê-lo criado com mais idade, pois em certos momentos ele se mostra muito mais inteligente e maduro, e com certeza muita gente deixa de ler quando vê na sinopse que ele tem apenas treze anos (um amigo meu não quis ler por causa disso, infelizmente as pessoas são assim).

A sinopse diz o seguinte:

"Charlie Bucktin tem treze anos, é um leitor voraz e um dos meninos menos populares da pequena cidade de Corrigan, na Austrália. Em uma noite quente do verão de 1965, ele é surpreendido por batidas na janela de seu quarto. Quem o chama é Jasper Jones, considerado por todos uma péssima compahia. Charlie então acompanha Jasper até uma clareira no meio do mato, onde se tornarão cúmplices de uma terrível descoberta: um segredo que mudará a vida deles para sempre."

Como já dito, Charlie é um garoto muito inteligente, e durante a leitura nos deparamos com alguns pensamentos que nos fazem refletir, e diálogos cheios de referências à cultura pop, como a discussão dele com um amigo sobre quem é melhor, Batman ou Superman, um dos meus diálogos preferidos!

Charlie subindo no meu conceito <3 td="">


Durante a narrativa, nos deparamos com vários pensamentos de Charlie e falas de outros personagens que nos fazem refletir. É um daqueles livros que, durante a leitura, você para por diversas vezes para pensar no que acabou de ler.


As várias marcações que fiz durante a leitura e Darwin dando oi pra vocês :D



Confesso que esse livro me surpreendeu. Eu não consegui adivinhar o final, que é algo de partir o coração e deixa um gosto amargo. O livro, apesar de ter alguns momentos divertidos (e nossas amadas referências) é na maioria triste, e o mistério do que ocorreu na clareira vai aumentando até que você descobre, em meio à uma estória que trata sobre mentiras, acomodação, abuso por parte dos pais, omissão e principalmente o preconceito, que é o que mais dói.

Duvido você ler e não se sentir triste pelo Jasper, sentir raiva das pessoas naquela cidade e admirar Charlie.

Não vou dizer muito sobre o livro para que possam apreciá-lo como eu apreciei. Não é um livro complexo, pelo contrário. É claro e direto para que todos possa entender a mensagem que ele carrega. Um livro que pode não ser o seu preferido, ou excepcional, mas que com certeza valerá a pena e será digno de deixar na estante.

Espero que gostem!

"Talvez eu deva começar outro romance. Um menos ridículo. Provar a ele que sou suficientemente inteligente. Eu poderia escrever sobre Jasper Jones. E o livro poderia se sustentar sozinho como ele; ombros erguidos, coluna ereta. E, um dia, eu poderia jogá-lo sobre a escrivaninha do meu pai, após ter sido publicado e enquanto ele não fizesse a menor ideia. Casualmente, como se não fosse nada. E eu lhe diria que a vida pode ser mais fácil se você ceder um poquinho, mas é melhor se você se agarrar a algo com tanta força que seja impossível desistir."


Um abraço,
Jacqueline S. 




You Might Also Like

0 comentários