Resenha: O Voo da Libélula

16:09:00

Olá pessoas! Como vão?

Eu já estou quase terminando de ler os livros que comprei na Black Friday. Um deles foi "O voo da Libélula", escrito por Michel Bussi.



Se trata de um livro de suspense. Ao ler a sinopse, se depara com uma situação inusitada: um acidente de avião ocorrido na fronteira entre a França e a Suíça deixa apenas uma sobrevivente, uma bebê de 3 meses. Porém, haviam duas bebês de 3 meses no avião. Praticamente idênticas. As duas famílias envolvidas - uma rica e outra pobre - começam então um embate, pela guarda da criança.

Você pode se perguntar: mas e o exame de DNA?

O acidente ocorreu em 1980, uma época em que esse tipo de exame não existia, e ao decorrer da narrativa, perceberá os motivos da decisão final ter sido tão difícil.

Mas, mesmo após a decisão do juiz, ainda resta a dúvida. A família Carville - a família rica - resolve então contratar um detetive particular, Crédule Gran-Duc. Crédule dedica 18 anos de sua vida a essa investigação, e, após tanto tempo sem chegar a uma resolução, decide acabar com a própria vida, devido a frustração pelo fracasso e todo o estresse que isso lhe causara.

Prestes a concluir seu plano macabro, Crédule descobre um segredo que muda tudo, apenas abrindo um dos principais jornais que noticiaram o acidente, 18 anos depois!



A narrativa começa com o episódio do acidente, pouco antes do mesmo acontecer. Logo depois, somos transportados para a narrativa de Crédule Gran-Duc enquanto executa seu plano de tirar a própria vida. Uma das coisas que havia colocado em sua lista era entregar para a menina sobrevivente - chamada Émilie - um diário com todas as suas anotações feitas naqueles 18 anos. Toda a verdade exposta, tudo que havia conseguido. E o melhor é que temos a oportunidade de ler todas essas anotações durante a narrativa.

Após ler o diário, Émilie fica transtornada e some, deixando o diário para seu irmão Marc, que durante a leitura, vai atrás de resolver esse mistério, nos levando por uma viagem pelas estações de metrô em Paris, levando-nos a conhecer diversos lugares.

Cada capítulo inicia com a data e hora do acontecimento narrado ali, servindo de guia para saber o momento de cada acontecimento. Contudo, a estória em si corre em pouco tempo - menos de uma semana - e apenas o diário de Crédule nos levam a dias variados, nos deixando ansiosos a cada nova descoberta anotada ali.

É um livro que eu com certeza recomendo. A escrita de Bussi é envolvente, e consegue transmitir a emoção dos personagens, que inclusive são perfeitamente bem construídos, como veremos com Marc  e Malvina, neta do casal Carville, que nunca aceitou que a irmã possa estar morta.

Crédule narra suas investigações como quem escreve um romance policial, enriquecendo ainda mais o livro, pois é como se tivéssemos um livro dentro do livro.

O final é surpreendente. Um daqueles livros que ficará permeando sua mente por alguns dias após virar a última página.


"Lylie continuou seguindo a aleia que margeava o lago. Curioso, pensou, como os lugares podiam se transformar dependendo da nossa disposição. Como se adivinhassem por instinto em que estamos pensando e nos acompanhassem. Como se as árvores houvessem entendido muito bem que ela estava triste e se mostrassem discretas, encolhidas, perdendo as folhas por solidariedade, por pena dela. Como se o sol também tivesse se escondido, acanhado de brilhar sobre um parque no qual uma moça aos prantos caminhava sem rumo."

Caso já tenham lido, comentem o que acharam!



Um abraço,
Jacqueline S.




You Might Also Like

0 comentários