Maus - A história de um sobrevivente

10:04:00

Esse é o título de um livro que terminei de ler essa semana. Apesar de parecer tosco, é um ótimo livro... na verdade, é um HQ !
Neste livro, Art Spiegelman conta a história de seu pai, Vladek Spiegelman, que sobreviveu a um dos maiores terrores da Segunda Guerra: Auschwitz.
Sim, fala sobre Nazismo. Eu preciso parar de ver filmes e livros sobre isso UAHSUAHSHUA' vou ler algo bem diferente agora, e deixarei a resenha em breve :DD mas eu gosto bastante de livros com conteúdo histórico. Quero ler sobre a primeira guerra, outros aspectos da segunda, e o Stalingrado.
Enfim, voltemos ao livro uahsauhshauhs'
Aqui a capa:



Como perceberam, nos quadrinhos não são retratadas pessoas. E sim, animais; uma interessante metáfora usada por Art. Os gatos são os alemães, os ratos são os judeus, os gatos são os poloneses, e os cachorros são os americanos.
E um detalhe: vocês devem estar pensando que o título é MAUS pelo fato de os nazistas o terem sido mas não, MAUS é o alemão para ratos.
Como eu disse, ele é todo em quadrinhos:


O que o torna ainda mais interessante.
Não é dotado de muito sentimentalismo, pois o narrados da história não possui essa sensibilidade, apesar de ter sido um homem bom e sensível, mas talvez essas sejam as sequelas de ter passado por um dos maiores horrores da história.
Um dos motivos de os Judeus serem retratados como ratos é por terem sido considerados a escória da humanidade, o lixo. Sombrio não é ? Mais sombrio ainda é saber que eles foram encarados dessa forma a ponto de sofrer de forma tão violenta.
Uma citação no meio do livro demonstra isso:

“Mickey Mouse é o ideal mais lamentável de que se tem notícia [...] As emoções sadias mostram a todo rapaz independente, todo jovem honrado, que um ser imundo e pestilento, o maior portador de bactérias do reino animal, não pode ser o tipo ideal de animal [...] Abaixo a brutalização do povo propagada pelos judeus! Abaixo Mickey Mouse! Usem a Suástica!”

Isso é uma mostra do poder manipulador da fala de Hitler e da propaganda Nazista.
Mas esse livro é interessante porque mostra mais do que a passagem de Vladek pelos campos. Mostra o quanto o psicológico de uma pessoa pode ser afetada, o relacionamento de Art com seu pai, que é cheio de altos e baixos, com reações e sentimentos assustadoramente humanos. Quando vi o retrato de Vladek no fim do livro, meu coração apertou, porque tudo que li se tornou assustadoramente real.
E também mostra os conflitos internos de Art, com um aspecto interessante: quando ele se sente pressionado e deprimido, sua estatura diminui, mostrando que ele volta a ser criança, psicologicamente falando.
Há vários outros aspectos a serem interpretados nesse livro além da metáfora dos animais. Tenho certeza de que se lerem, não vão se decepcionar. :D



You Might Also Like

0 comentários