"Caminhos" - Graphic Novel do Bidu

10:31:00

Eu me apaixonei por essa Graphic Novel assim que a vi na banca e não pensei duas vezes.

A obra foi feita por Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho. O desenho e o roteiro são maravilhosos. Um releitura perfeita e tocante de um dos primeiros personagens criados pelo Maurício de Sousa.

Começa pela capa, que só pelo olhar o pequeno Bidu já faz querer apertar e consolar:



A Graphic Novel conta a história do Bidu antes de conhecer o Franjinha, e os caminhos difíceis que teve de trilhar. Mostra os personagens clássicos das historinhas do gibi - Duque, Bugu, Rufus... mas o Bugu não diz Alô, mamãe ! hahaha.

No início, Bidu é um tanto egoísta, mas ao decorrer os seus caminhos ensinam a ele e a quem lê, de forma maravilhosa, o quanto a vida é difícil quando se é orgulhoso e egoísta. Quando se alimenta o rancor que Bidu sente de Rufus, e o quanto a maldade de uma pessoa - ou cão - pode ser apenas uma máscara para uma tristeza, trauma ou outras circunstâncias terríveis que habitam o interior dela.

Amei a forma como isso foi demonstrado com Rufus. Um cachorro amargurado, nervoso, agressivo; mas que usa apenas como defesa, como disfarce. Claro que não justifica alguém ser agressivo e ofensivo por motivos como os que citei acima, mas ás vezes tudo que esta pessoa precisa é um abraço. Um sinal de compreensão. Alguém que não revide suas investidas desesperadas de livrar-se de si mesmo ou de seus fantasmas.

A estória possui poucos diálogos, mostrando os sentimentos do Bidu e dos outros cães pela expressão e pelo cenário. Amei a forma como o cenário foi montado quando as coisas estavam bem difíceis para o Bidu. O jogo com as onomatopeias, com os desenhos. Lindo.


Enfim, super indicado. Quem gosta de cachorros vai amar ainda mais, como eu, que me derretia cada vez que o Bidu fazia aquela carinha de triste, representada tão bem nos traços de Eduardo e Luís <3 p="">

Maurício está de parabéns por este projeto e pelas parcerias. Em breve postarei sobre mais uma Graphic Novel: Laços, desta vez com a turminha da dona da rua mais baixinha e invocada. :3

Espero que tenham gostado :3



Um abraço,
Jacqueline S.





You Might Also Like

0 comentários