A lista de Schindler

07:38:00


Aviso: contém spoilers. Mas aviso quando começarem :D

A lista de Schindler (Schindler's list) é um filme dirigido por Steven Spielberg, totalmente em preto e branco, com atuações incríveis e uma ótima fotografia.
Inspirado em uma história real, a história de Oskar Schindler, um negociante Alemão dos tempos da segunda guerra que começa um lucrativo negócio de panelas e outros utensílios para oficiais da SS, que salvou mais de 1000 judeus, recrutando-os para trabalhar em sua fábrica de munições, que abriu após a fábrica de panelas falir.
O fato de ser em preto e branco consegue transmitir uma aura negra, a falta de cores daquela época. E, de acordo com Spielberg, disfarçar um pouco da crueldade presente.
Essa crueldade consiste em coisas além do Holocausto. Como, por exemplo, ver que os Judeus eram membros produtivos da sociedade, muitos eram ricos; mas foram tirados de sua realidade bruscamente, sendo levados para um gueto e apertados, vivendo como cães. Apesar de parecer pouco, imagine sendo tirado de sua casa, de seu conforto; e sendo levado para um beco, sendo obrigado a conviver em condições precárias e com pessoas que nunca viu antes. Ver que os oficiais da SS encaravam os Judeus como ratos, atirando naqueles que consideravam inúteis, nos que estavam feridos, matando os doentes, separando mães de seus filhos.
Consigo resumir este filme em uma única palavra: Desgastante.
Isso mesmo, desgastante. Depois de assistir esse filme, me senti fraca, como se um caminhão tivesse passado por cima de mim. Sou extremamente sensível e esse tipo de filme mexe demais comigo. Mostra a realidade dos Judeus no regime nazista de forma crua, apesar de não mostrar cenas fortes de tortura. O clima do filme é pesado, e isso é perceptível nas atuações. Até mesmo entre os alemães há uma aura de tensão.

(Os spoilers começam aqui)

No início, Oskar era apenas mais um membro do partido nazista que lucrava com a guerra. Não se importava com o que ocorria á sua volta, e uma de suas frases que demonstra seu capitalismo infiltrado é esta:

"[...]Eu sei o que faltava nos meus antigos negócios. A guerra" (Não é exatamente assim, mas é essa a essência ^^)

Isso demonstra o quanto uma sociedade pode ficar frágil e debilitada diante da guerra, e a crise que geralmente a acompanha. Os Judeus, a minoria lesada da guerra, não tinham escolha a não ser trabalhar, por um salário miserável, levando Oskar a se aproveitar dessa situação e conseguir milhares de empregos, gerando um imenso lucro para seus negócios.
Outros personagens marcantes são Itzhak Stern e Amon Goeth. Stern era um simpático Judeu, contador que Schindler comprou por um preço bem menor do que o salário de um contador Alemão, e bem mais capaz. No início, Oskar não demonstra muita afeição por Stern, mas com o tempo isso muda.
Já Goeth é um oficial da SS, amigo de Oskar, um dos oficiais mais cruéis que já existiram. Nos campos de concentração, ele ficava na sacada, com uma arma de mira, matando os Judeus que estavam parados ou descansavam. Suas justificativas para matar eram levianas e fúteis: Uma mancha deixada em sua banheira, dobradiças insuficientes, uma engenheira judia que os avisou de uma construção estava errada, homens com um membro a menos (como um homem sem um dos braços, um pobre senhor que se matava de trabalhar e ganhou em troca a morte, por não ser "essencial").
Ah, esqueci de comentar sobre a questão de ser "essencial". Os Judeus recebiam recomendações para trabalhar, como ocorreu com a fábrica de panelas de Oskar. Eles entravam em filas pra conseguir o emprego, e deviam mentir suas reais qualificações. Deviam dizer que eram especialistas em metais e polimentos, para conseguirem o emprego. Nada além disso era "essencial".
Voltando a Goeth. Com certeza um homem do qual me enojo. Um psicopata forjado pelas ideias de Hitler, de mente fácil de ser manipulada.
Uma cena que mostra isso é quando Oskar, já com suas ideias mudadas, tenta convencer Goeth a perdoar as pequenas falhas dos Judeus. Ele diz que "poder é quando se tem justificativa para matar, mas não faz". Goeth ri, mas depois disso, perdoa três Judeus, mas ao perceber que fora manipulado por essa ideia, mata o terceiro.
Ou seja, Goeth e muitos outros oficiais da SS pareciam fortes, mas tinham a mente fraca. Eram seduzidos pelas ideias de Hitler, facilmente manipulados, a ponto de matar seus semelhantes com a facilidade que alguém pisa em um inseto. Uma simples conversa com Oskar abalou Goeth a ponto dele mudar suas atitudes por um pouco, e apesar de ter sido para algo bom, mostra o quanto Goeth tinha uma mente fraca, fácil de se manipular e introduzir ideias - sem serem questionadas. E isso era o ponto mais fraco da sociedade alemã, principalmente dos oficiais: aceitarem ideias sem questioná-las.
Isso abre muitos questionamentos, como:

Como uma sociedade inteligente, rica, descendente dos maiores filósofos da história foi manipulada por um austríaco tosco e rude, e levados a apoiar ideias de intolerância e ódio ?

O que leva um homem normal a matar seu semelhante á sangue frio ?

Como podem pequenas diferenças entre os homens virar desculpa para uma crueldade sem tamanho ?

São coisas que devemos nos perguntar. E se surgirem novos "Hitlers" na sociedade ? Estaremos preparados ? Ou nossa mente será facilmente seduzida e manipulada ?

Um dos motivos era a fragilidade Alemã. A crise, o desespero. Isso os levara á precisar desesperadamente de um líder, e então surgiu Hitler, um homem sem talentos, sem dons; um egocêntrico com problemas emocionais e dificuldade de lidar com a rejeição, que tinha afeto apenas por seu cachorro. Ou seja, Hitler não era um gênio. Só era carismático como todos os bons políticos são e tinha habilidade em discursar e manipular, mas quem determinou o sucesso de sua ideologia foram os alemães, a sociedade fraca e debilitada, que deixou a consciência crítica de lado pelo instinto de sobrevivência. Até mesmo os Judeus recusavam ajuda entre si.

Se um dia nossa sociedade se debilitar dessa forma, qual consciência vai imperar em nós ? Seremos capazes de ir contra um líder "poderoso" como foi Hitler ?

A respeito dos Judeus, foi algo que me deixou muito chateada e pasma. Sofriam igual, mas recusavam ajuda á seus semelhantes. O instinto de sobrevivência afetou até mesmo as vítimas do Nazismo, as quais deveriam se unir.

Se um dia nós passarmos por uma humilhação semelhante... seremos capazes de estender á mão ao próximo ? Ou viraremos animais, deixando nossos instintos nos dominarem ?

O final é com certeza o mais emocionante. Consciente das crueldades contra os Judeus, Oskar abre sua fábrica de munições e faz uma lista de Judeus escalados para trabalhar lá, numa tentativa desesperada de salvar os que restaram. E ele consegue, apesar de um devio de rota que leva o trem das mulheres para  Auschwitz. Lá, elas são humilhadas, obrigadas a cortar todo o cabelo e quando Oskar vem buscá-las, os oficiais separam as crianças das mulheres, mas Oskar interfere, dizendo que elas são essenciais para limparem o interior de alguns cartuchos de 45 mm. Lindo.

A fábrica foi um disfarce perfeito, para que os Judeus se refugiassem até o fim da guerra. Quando ela acaba, Oskar diz á eles que vai fugir, por ter sido um membro do partido nazista; ele agora é um criminoso. Os Judeus o agradecem e escrevem uma carta explicando tudo para o caso de ele ser pego. E essa é a cena mais emocionante, quando ele diz que se tivesse mais dinheiro poderia ter salvo mais vida. Seu carro valia dez vidas. Seu broche de ouro, uma vida. Ele diz "uma vida" com a voz embargada, o que me fez chorar tanto. Em seguida ele desaba em lágrimas, demonstrando o quanto uma vida é valiosa para ele. Simplesmente maravilhoso e me fez pensar, se no fim da minha vida, pensarei dessa forma. Por isso, é bom nos questionarmos se, diante das oportunidades de "salvar uma vida", o fazemos. Fazemos ?

Um filme maravilhoso e super recomendado. Do tipo que devemos assistir ao menos uma vez na vida. E questionar. E aprender, se emocionar, e tentar sermos melhores do que somos. Podemos não poder fazer grandes coisas mas, podemos mudar á nós mesmos. E isso já tem um grande significado.

Há outras cenas dignas de serem comentadas, como a garota do vestido vermelho... a única cena colorida do filme. A única coisa colorida, melhor dizendo x3. Mas assistam e tenham suas próprias reflexões !

Kissu ^3^~~



You Might Also Like

0 comentários